EDITAL DE 1ª E 2ª CONVOCAÇÃO - ASSEMBLÉIA GERAL - CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE DO SISTEMA PENAL

Ficam convocados as Ilustríssimas e os Ilustríssimos Conselheiros da Comunidade de Belém, Titulares e Suplentes, para a Reunião Extraordinária de Assembléia Geral, que terá como pauta: 1. A apresentação de Propostas de Melhorias no Setor de Saúde do Sistema Penal para ser apresentado na Conferência Nacional do Sistema Penal em Brasília nos dias 10 a 13/04/2011 e; 2. A Aprovação do Projeto Amigos da Saúde, que ocorrerá no dia 08 de Abril de 2011 (sexta-feira), às 10h:00min, no auditório do Fórum Criminal de Belém, onde na ocasião poderão apresentar sugestões.
Ocorrerá 2ª convocação 10 (dez) minutos depois da 1ª convocação, para o caso de não se alcançar o quorum mínimo na 1ª convocação.
Publique-se.

Belém, Pa, 23 de Março de 2011.
Presidente do Conselho

Pastor Ailson de Oliveira Cartagenes

O CONSELHO É DA COMUNIDADE ...

As entidades públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém (Capital, Distritos de Icoaraci e Mosqueiro, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara) podem solicitar sua inclusão no Conselho da Comunidade pelo e-mail conselho.comunidade.belem@hotmail.com, informado: o nome da entidade, o endereço, o telefone e o nome do responsável, para apreciação e aprovação pelos Conselheiros da Comunidade.

O QUE É O CONSELHO DA COMUNIDADE?

O Conselho da Comunidade é órgão integrante da execução penal formado por um grupo de pessoas das diversas entidades públicas e privadas empenhadas a garantir aos presos provisórios e condenados os direitos fundamentais estabelecidos nas normas nacionais e internacionais.

O CONSELHO DA COMUNIDADE TRABALHA:

No PROGRAMA CONSELHO PARTICIPATIVO para ter voz ativa nos eventos políticos que tratam de políticas de segurança pública e penitenciário, objetivando o maior investimento na dignidade dos presos e na inclusão social dos presos, egressos e familiares.

No PROGRAMA CONSELHO VAI À ESCOLA para prevenir a juventude das consequências negativas do consumo das drogas e da prática de crimes, para que tenham uma consciência crítica sobre estes temas.

No PROGRAMA CONSELHO VAI AO CÁRCERE para inspecionar e fiscalizar as cadeias públicas e casas penais, com o objetivo de identificar eventuais irregularidades, para propor às Autoridades públicas competentes medidas que eliminem as violações dos direitos dos presos e responsabilizando os violadores de seus direitos.

No PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL DE PRESOS, EGRESSOS E FAMILIARES para firmar parcerias com as instituições públicas e privadas (PORTAL DE OPORTUNIDES) para que forneçam documentação, cursos de qualificação profissional, postos de trabalho e renda e outras ações que os favoreçam.

No PROGRAMA CONSELHO PUBLICIDADE PLENA para divulgar amplamente as ações do Conselho da Comunidade em favor da inclusão social dos presos, egressos e familiares, para servir de canal aberto entre a sociedade civil e os Poderes Públicos.

No PROJETO CASA DO EGRESSO para planejar e executar todas os programas mencionados em um espaço geográfico estruturado dirigido pelo Conselho da Comunidade.


A AGENDA 2010 DO CONSELHO:

VISITAS CARCERÁRIAS 2010 - PROGRAMA CONSELHO VAI AO CÁRCERE 2010:



Dia 29.01.2010, às 09:00h - Sexta-feira - 8ª inspeção carcerária - 4ª SECCIONAL URBANA DA CREMAÇÃO. REALIZADA



Dia 12.02.2010, às 09:00h - Sexta-feira - 9ª inspeção carcerária – CENTRO DE RECUPERAÇÃO FEMININO (CRF)
. REALIZADA.

Dia 26.02.2010, às 09:00h -Sexta-feira - 10ª inspeção carcerária - 5ª SECCIONAL URBANA DA MARAMBAIA. REALIZADA.

SUSPENSA - Dia 12.03.2010, às 09:00h - Sexta-feira - 11ª inspeção carcerária - COLÔNIA AGRÍCOLA HELENO FRAGOSO – CAHF (REGIME-SEMI ABERTO)

SUSPENSA - Dia 26.03.2010, às 09:00h - Sexta-feira -12ª inspeção carcerária - DELEGACIA DO ATALAIA

SUSPENSA - Dia 09.04.2010, às 09:00h - Sexta-feira - 13ª inspeção carcerária - CENTRO DE RECUPERAÇÃO AMERICANO I – CRA I (REGIME FECHADO)

SUSPENSA - Dia 23.04.2010, às 09:00h- Sexta-feira - 14ª inspeção carcerária - DELEGACIA DO BENGUÍ

SUSPENSA - Dia 06.05.2010, às 09:00h - Quinta-feira - 15ª inspeção carcerária - CENTRO DE RECUPERAÇÃO AMERICANO II – CRA II (REGIME FECHADO)


SUSPENSA - Dia 21.05.2010 - às 09:00h - Sexta-feira - 16ª inspeção carcerária - DELEGACIA DA CABANAGEM

SUSPENSA - Dia 03.06.2010- às 09:00h - Quinta-feira - 17ª inspeção carcerária - CENTRO DE RECUPERAÇÃO AMERICANO III – CRA III (REGIME FECHADO)

SUSPENSOS - Local de encontro sempre no auditório 5 do Templo Central da Assembléia de Deus de Belém, na Tv. 14 de março, c a Av. Gov. José Malcher. Estacionamento amplo.



DIA DE PAPO CABEÇA - CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CRIME E ÀS DROGAS - PROGRAMA CONSELHO VAI À ESCOLA:



SUSPENSO - Dia 12.02.2010 (sexta-feira), contato com o Diretor da E.E.E.M Paes de Carvalho, para planejamento do evento DIA DE PAPO CABEÇA na escola.

SUSPENSO - Dia 17.03.2010, quarta-feira, DIA DE PAPO CABEÇA, nos três turnos, na E.E.E.M Paes de Carvalho, Praça à Bandeira, Cidade Velha, Belém, Pa.

SUSPENSO - Dia 14.04.2010, quarta-feira, DIA DE PAPO CABEÇA, nos três turnos, na E.E.E.M Ulysses Guimarães, Av. Gov. José Malcher, Nazaré, Belém, Pa.

SUSPENSO - Dia 19.05.2010, quarta-feira, DIA DE PAPO CABEÇA, nos três turnos, na E.E.E.M Deodoro de Mendonça, na Av. Gov. José Malcher, Nazaré, Belém, Pa.

SUSPENSO - Haverá agendamentos em outras escolas. Solice ao e-mail do Conselho.

ASSEMBLÉIAS GERAIS DE 2010:



Dia 05 de fevereiro de 2010 (Sexta-feira) - Assembléia Geral de 1a Convocação, a partir das 09:00h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, no Laigo da Trindade. REALIZADA.

Dia 05 de Março de 2010 (Sexta-feira) - Assembléia Geral de 2a Convocação, a partir das 09:00h, na Sala do Conselho da Comunidade no Forum Criminal de Belém. REALIZADA.

Dia 07.05.2010 (Sexta-Feira) - às 09:00h - Assembléia Geral de 1ª Convocação, a partir das 09:00h, na Sala do Conselho da Comunidade do Fórum Criminal de Belém. PAUTA: (1) Antecipação da eleição dos órgãos de governo do Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Belém (2) Cronograma Eleitoral; e (3) Debate e aprovação do Código Eleitoral do Conselho da Comunidade.

JORNADAS DE TRABALHO DE 2010:

Dia 05 de fevereiro de 2010 (Sexta-feira) - VII JORNADA DE TRABALHO - TEMA: CONSELHO PUBLICIDADE PLENA, a partir das 09:00h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, no Laigo da Trindade.

SUSPENSA - Dia 02 de abril de 2010 (Sexta-feira) - VIII JORNADA DE TRABALHO TEMA: ADVOGADO AMIGO DO CONSELHO, a partir das 09:00h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, no Laigo da Trindade.

Dia 04 de junho de 2010 (Sexta-feira) - IX JORNADA DE TRABALHO TEMA: CÓDIGO ELEITORAL E CRONOGRAMA ELEITORAL DO CONSELHO, a partir das 09:00h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, no Laigo da Trindade.



PROJETOS DO CONSELHO DA COMUNIDADE

PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL DE PRESOS, EGRESSOS E FAMILIARES – OBJETIVA A RESSOCIALIZAÇÃO - APROVADO E EM EXECUÇÃO.

PROJETO CONSELHO VAI AO CÁRCERE – OBJETIVA FISCALIZAR AS CASAS PENAIS E APRESENTAR SOLUÇÕES – APROVADO E EM EXECUÇÃO.

PROGRAMA CONSELHO VAI À ESCOLA – OBJETIVA DIVULGAR E CONCIENTIZAR OS JOVENS SOBRE O PROBLEMA DA CRIMINALIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS – APROVADO E EM EXECUÇÃO.

PROGRAMA CONSELHO PARTICIPATIVO – OBJETIVA INFLUIR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS - EM DEBATE PELO CONSELHO.

PROGRAMA PUBLICIDADE TOTAL – OBJETIVA DIVULGAR AMPLAMENTE O CONSELHO DA COMUNIDADE - EM FASE DE ELABORAÇÃO.

PROGRAMA ADVOGADO AMIGO DO CONSELHO - OBJETIVA A COLABORAÇÃO DO ADVOGADO NA ACELERAÇÃO DOS PROCESSOS CRIMNAIS PARA REDUÇÃO DA SUPERLOTAÇÃO - EM FASE DE ELABORAÇÃO.

PROJETO CASA DO EGRESSO - OBJETIVA A FUNDAÇÃO DE UM ESPAÇO FÍSICO ESTRUTURADO PARA O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS DO CONSELHO DA COMUNIDADE - EM FASE DE DEBATE.


ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS:

Envie suas correspondências para Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Belém: Rua 15 de Novembro, n. 226, Edifício Francisco Chamié, 9o andar, Sala 910, bairro Campina, Belém, Pará, CEP: 66.013-060, fone (091) 3212-3544.

1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE ASSEMBLÉIA GERAL DO CONSELHO

ASSEMBLÉIA GERAL PARA O DIA 09/08/2010, ÀS 09:00H, NO AUDITÓRIO DO FÓRUM CRIMINAL DE BELÉM.
PAUTA:
- Mudança do nome para Conselho da Comunidade de Belém
- Inclusão de 2 novas entidades no Conselho
- Eleição de outros cargos de governo do Conselho
- Apresentação de proposta do Plano de Trabalho 2011
- Outros temas

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DO CONSELHEIRO DA COMUNIDADE

PARA EMISSÃO DE CARTEIRA FUNCIONAL DE CONSELHEIRO DA COMUNIDADE SERÁ PRECISO:

A) 2 FOTOS 3X4;
B) CÓPIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE;
C) CÓPIA DO CPF;
D) CÓPIA DO COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA;
E) CÓPIA DA PORTARIA DE NOMEAÇÃO DE CONSELHEIRO DA COMUNIDADE;

Deverão encaminhar estes documentos para a Rua 15 de Novembro, nº 226, Edifício Francisco Chamié, 9º andar, Sala 910, Campina, Belém, Pa, (próximo ao Ver-O-Peso), no horário de 09:00 às 14:00h, de segunda a sexta, fone (091) 3212-3544.

AILSON DE OLIVEIRA CARTAGENES
PRESIDENTE

PROGRAMA: CONSELHO VAI À ESCOLA APROVADO PELO CONSELHO DA COMUNIDADE.

O PROGRAMA CONSELHO VAI À ESCOLA - CAMPANHA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS E AO CRIME - DIA DE PAPO CABEÇA, APRESENTADO NA VI JORNADA DE TRABALHO DO CONSELHO DA COMUNIDADE, FOI APROVADO POR UNAMIMIDADE PELO CONSELHO DA COMUNIDADE NA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE ASSEMBLÉIA GERAL OCORRIDA NO DIA 06 DE NOVEMBRO DE 2009, NO FÓRUM CRIMINAL DE BELÉM.





JÁ FORAM CADASTRADOS PALESTRANTES, EX-DETENTOS E GRUPOS CULTURAIS (MÚSICA, COREOGRAFIA, TEATRO, ESPORTES, ETC.) PARA PARTICIPAREM DOS EVENTOS EDUCATIVOS NAS ESCOLAS. CONTINUAMOS ACEITANDO INSCRIÇÕES PELO E-MAIL: CONSELHO.COMUNIDADE.BELEM@HOTMAIL.COM

- No dia 12.02.2010 (sexta-feira), contato com a Diretoria da E.E.E.M. Paes de Carvalho, para a inauguração do PROGRAMA CONSELHO VAI À ESCOLA - CAMPANHA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS E AO CRIME - DIA DE PAPO CABEÇA.



Suspenço - No dia 17.03.2010 (quarta-feira), "DIA DE PAPO CABEÇA" na E.E.E.M. Paes de Carvalho, nos turnos da manhã, tarde e noite.



Suspenço - No dia 14.04.2010 (quarta-feira), "DIA DE PAPO CABEÇA", na E.E.E.M Ulysses Guimarães, nos turnos da manhã, tarde e noite.



Suspenso - No dia 19.05.2010 (quarta-feira), "DIA DE PAPO CABEÇA" na E.E.E.M Deodoro de Mendonça, nos turnos da manhã, tarde e noite.



Suspenso - Outras escolas serão contactadas.



II CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS...

Suspensa - A 2ª Campanha de Arrecadação de Livros para a Central de Triagem da Cremação - SUSIPE foi iniciada na VII JORNADA DE TRABALHO DO CONSELHO (05.02.2010). Os livros serão manuseados pelos detendos e servidores, os quais são úteis para a inclusão social.

Você que possui livros educativos poderá doá-los para esta nova biblioteca nos seguintes locais:

- Na Rua 15 de Novembro, nº 226, Ed. Francisco Chamié (em frente ao Banco do Brasil), 9o andar, Sala 910 (próximo ao Ver-O-Peso), Belém, Pa. Fone: (091) 3212-3544 - Sra. Solange (No horário Comercial).

- No SEFIS da Vara de Execução Penal no Fórum Criminal de Belém, Cidade-Velha, Belém-Pa. Com Sílvia Nádia.

Avisaremos com antecdência a data da solenidade de inauguração da biblioteca para que você seja convidado.

Participe com a inclusão social dos presos.



sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

PROJETO - A CASA DO EGRESSO:


PROJETO - A CASA DO EGRESSO:


1. A DEFINIÇÃO:

A CASA DO EGRESSO é o espaço físico estruturado, administrado pelo Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Belém, fiscalizado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penal, destinado ao planejamento e execução das incumbências legais e regulamentares do Conselho da Comunidade, especialmente para receber os presos e egressos, para encaminhá-los à inclusão social (documentação, qualificação profissional e postos de trabalho, e outros serviços sociais).

2. A ADMINISTRAÇÃO:

A CASA DO EGRESSO será administrada pelo Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Belém, por meio de seus órgãos de governo:

Diretoria Executiva:

Presidente – JOSÉ OTÁVIO NUNES MONTEIRO – OAB-PA

Vice-Presidente – BERNARDO NUNES DE MORAES JÚNIOR - SABER

1º Secretário – WILSON CÉSAR NASCIMENTO DA SILVA – FÁBRICA ESPERANÇA

2º Secretário - CONCEIÇÃO AIDA PEREIRA BARBOSA - UNAMA

1º Tesoureiro – CARLOS FRANCISCO DE SOUSA MAIA – IGREJA BATISTA DA CREMAÇÃO

2º Tesoureiro - FRANCISCO DAS CHAGAS TEIXEIRA – ARQUIDIOCESE CATÓLICA

Conselho de Ética:

ANTONIO DE LIMA GOMES - PARAVIDDA

ELIZABETE COUTINHO DA CUNHA – AFPE

SONIA MARIA MORAES GARCÊS – FUNDAÇÃO PESTALOZZI

Conselho Fiscal:

ANÍZIO BESTENE JÚNIOR - SESC

DOMINGOS DA TRINDADE FERREIRA DOS SANTOS – PRÓ-CIDADANIA DE ICOARAI

GILVAN BARBOSA SOBRINHO – SEMINÁRIO BATISTA TEOLÓGICO EQUATORIAL

Ouvidoria:

ELIZABETE COUTINHO DA CUNHA - AFPE

ZENAIDE CARVALHO DE ANDRADE - AFPE

Comissão Permanente de Assuntos Sociais:

MARIA DO SOCORRO DA SILVA SANTOS – CRISTO REDENTOR

MARIZETE LOPES ANDRADE - SBB

ELIELZA DO NASCIMENTO TEIXEIRA - SBB

SHEILA SANTOS – CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

KELLY DE SOUSA MENDES – 1ª IGREJA BATISTA DE MOSQUEIRO

TÂNIA MARIA CARREIRA REIS - SESI

MARIA DO AMPARO RODRIGUES DE ANDREDE

ANTONIO DE LIMA GOMES - PARAVIDDA

Comissão Permanente de Assuntos Jurídicos:

CÉLIA MARIA JARDIM DE FREITAS – PASTORAL CARCERÁIA

ELIZÂNGELA PANTOJA - UNAMA

ZENY COSTA GUIMARÃES DE SOUZA – IGREJA BATISTA DA CREMAÇÃO

JOSÉ MANOEL MENDES PEDRO - SESC

ANNA CLÁUDIA LINS OLIVEIRA – FÁBRICA ESPERANÇA

Comissão Permanente de Ensino:

DOMINGOS DA TRINDADE FERREIRA DOS SANTOS - PRÓ-CIDADANIA DE ICOARAI

REGINA MARIA ARAÚJO DA CRUZ – PASTORAL CARCERÁRIA

RICARDO MARCELO OLIVEIRA ARCANJO – CRISTO REDENTOR

VANDERLEI PONTES DE OLIVEIRA - FACI

ISMAEL LIMA LEITE - FACI

Assessoria de Imprensa:

AILSON DE OLIVEIRA CARTAGENES – IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE BELÉM

ERALDO FERREIRA RODRIGUES – CONSELHO REGIONAL DE ESTATÍSTICA

Mestre de Cerimonial:

ABIEZER DE MELO MONTEIRO - IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE BELÉM

RICARDO MARCELO OLIVEIRA ARCANJO – CRISTO REFENDOR



3. A FISCALIZAÇÃO:

A CASA DO EGRESSO será fiscalizada pelo GRUPO DE MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO instituído pela PORTARIA Nº 2.702/2009-GP, Belém, PA, 04 de dezembro de 2009, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

O GRUPO DE MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO é constituído dos seguintes membros: 1. Presidente, Exmo. Sr. Dr. CLÁUDIO HENRIQUE LOPES RENDEIRO, Juiz de Direito da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas; 2. Exma. Sra. Dra. SÍLVIA MARA BENTES DE SOUZA, Juíza de Direito da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Capital; 3. Exmo. Sr. Dr. JOÃO AUGUSTO FIGUEIREDO OLIVEIRA JUNIOR, Juiz de Direito da 2ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Capital; 4. Sra. SÍLVIA NÁDIA LOPES MACHADO, técnica do SEFIS – Setor de Fiscalização de Benefícios e Desenvolvimento Social da Vara de Execução Penal; 5. Sra. LAURIENE BARBOSA DE ARAÚJO, técnica do SEATI – Setor de Atendimento Interdisciplinar da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas; 6. Exma. Sra. Dra. EVANGELINA ALENCAR FARAH, Promotora de Justiça com atuação na Vara de Execução Penal; 7. Exma. Sra. Dra. LUIZA LOUREIRO BORBOREMA, Promotora de Justiça com atuação na Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas; 8. Sr. JOSÉ OTÁVIO NUNES MONTEIRO, Presidente do Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Belém; 9. Sra. NILCE LONGHI REMÔA, representante da Secretaria de Informática do Tribunal de Justiça do Estado do Pará; 10. Sra. LUCILENE FARINHA, representante da Secretaria de Administração do Tribunal de Justiça do Estado do Pará; 11. Sra. MÔNICA PALHETA FURTADO, Coordenadora da Central de Flagrantes e representante da Defensoria Pública do Estado do Pará; 12. Dra. MARIA CRISTINA CARVALHO, representante da OAB-PA; 13. Sra. GIANE WALDEA ROSA DE LIMA SALZER, representante da SUSIPE – Superintendência do Sistema Penal; e, 14. Sra. SIMONE BARATA DA SILVA, representante da Fábrica Esperança.



4. O PÚBLICO ALVO:

A CASA DO EGRESSO se destina a receber os presos, egressos e seus familiares, para orientá-los e prestar assistência social de toda ordem: fornecimento de documentação pessoal, capacitação profissional, encaminhamentos para postos de trabalho e renda, apoio moral e psicológico, e outros serviços que objetivem a inclusão social. Também receberá os representantes das instituições parceiras e conveniadas do Conselho da Comunidade. Agregará os Conselheiros da Comunidade na realização de reuniões de Assembléia Geral, planejamento e execução de atividades. Finalmente, acolherá os cidadãos em geral para auxiliá-los no que for possível.



5. A ESTRUTURA ARQUITETÔNICA:

A CASA DO EGRESSO deverá ter:

• 1 (uma) Sala de recepção – SARE

• 1 (uma) Sala da Cidadania - SACI

• 1 (uma) Sala da Capacitação - SACA

• 1 (uma) Sala do Trabalho e Renda – SATER

• 1 (um) Auditório

• 1 (uma) Copa

• 1 (uma) garagem

5.1. A SARE é a sala destinada a recepcionar os presos e egressos, para fins de cadastrá-los (bancos de dados), identificar suas carências sociais, e encaminhá-los à SACI, à SACA e à SACON, conforme o caso. Também servirá para orientá-los para os demais serviços públicos (Defensoria, Ministério Público, Poder Judiciário, etc.)

5.2. A SACI é a sala destinada a emitir a documentação pessoal dos egressos (certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de identidade, CPF, CTPS, e outros), conforme previsto no PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL.

A CASA DO EGRESSO por meio do Conselho da Comunidade firmará convênios e parcerias com os Cartórios de Registros Públicos, Centro de Identificação, etc., para prestar os serviços de emissão de documentos nas dependências da CASA DO EGRESSO.

5.3. A SACA é a sala destinada a capacitar profissionalmente os presos e os egressos para o mercado de trabalho. Os presos e egressos serão matriculados em cursos profissionalizantes, conforme suas aptidões profissionais.

A CASA DO EGRESSO por meio do Conselho da Comunidade firmará convênios e parcerias com instituições de qualificação profissional para que o egresso seja capacitado para o mercado de trabalho.

5.4. A SATER é a sala destinada a criar um banco de postos de trabalho e renda – BPTER, para encaminhamento dos presos e egressos ao emprego e renda, para que possam proporcionar sobrevivência digna a sua família.

A CASA DO EGRESSO por meio do Conselho da Comunidade firmará convênios e parcerias com instituições interessadas na contratação de egressos.

5.5. O AUDITÓRIO – é a sala destinada às reuniões do Conselho da Comunidade, cursos para os conselheiros e para os egressos, AA (alcoólicos anônimos), DA (drogaditas anônimos), reuniões religiosas, etc.

6. A LOGISTICA:

6.1. A Sala de recepção – SARE funcionará com:

1 (uma) mesa de recepção;

1 (uma) cadeira da recepcionista;

1 (um) micro-computaor da recepcionista;

1 (uma) impressora da recepcionista;

2 (dois) sofás para os recepcionados

1 (uma) mesinha para revistas

1 (um) televisão

1 (um) aparelho de DVD

6.2. A Sala da Cidadania – SACI funcionará com:

1 (uma) mesa do monitor da cidadania;

1 (uma) cadeira do monitor da cidadania;

1 (um) micro-computaor do monitor da cidadania;

1 (uma) impressora do monitor da cidadania;

2 (duas) cadeiras para os cidadãos;

1 (um) arquivo de metal;

1 (uma) mesa extra para a instituição conveniada (emissão de documentos)

1 (uma) cadeira extra para a instituição conveniada (emissão de documentos)

6.3. A Sala da Capacitação – SACA funcionará com:

1 (uma) mesa do monitor de capacitação;

1 (uma) cadeira do monitor de capacitação;

1 (um) micro-computaor do monitor de capacitação;

1 (uma) impressora do monitor de capacitação;

2 (duas) cadeiras para os capacitandos;

1 (um) arquivo de metal;

6.4. A Sala do Trabalho e Renda – SATER funcionará com:

1 (uma) mesa do monitor de contratação;

1 (uma) cadeira do monitor de contratação;

1 (um) micro-computaor do monitor de contratação;

1 (uma) impressora do monitor de contratação;

2 (duas) cadeiras para os contratandos;

1 (um) arquivo de metal;

6.5. O Auditório funcionará com:

50 (cinqüenta) cadeiras tipo escolar;

1 (uma) mesa tipo professor;

1 (um) quadro negro;

1 (uma) televisão;

1 (um) aparelho de DVD;

1 (um) aparelho de data show;

1 (um) tribuna;

1 (um) porta estande;

1 (uma) filmadora digital;

1 (uma) câmera fotográfica digital;

6.6. A Copa funcionará com:

1 (um) fogão de 4 (quaro) bocas

1 (um) botijão para gás

1 (uma) geladeira

1 (uma) mesa de copa

4 (quatro) cadeiras de copa

1 (um) forno micro-ondas

6.7. A garagem funcionará para:

1 (um) automóvel



7. O HORÁRIO DE FUNCIONAMENO:

Os Conselheiros da Comunidade executam suas incumbências voluntariamente em qualquer horário aprovado nas reuniões de Assembléia Geral e de planejamento e execução de atividades.

Os recepcionistas e monitores voluntários cumprirão a jornada de trabalho constitucional.

8. OS RECURSOS HUMANOS:

Os Conselheiros da Comunidade executam suas incumbências voluntariamente.

Os recepcionistas e monitores também executarão suas incumbências voluntariamente por meio de CONTRATO DE VOLUNTARIADO, sendo que para cada sala haverá:

1 (um) recepcionista, para as funções da SARE;

1 (um) monitor de capacitação, para as funções da SACA;

1 (um) monitor de contratação, para as funções da SACON; e,

1 (um) copeiro da COPA;

9. OS RECURSOS FINANCEIROS:

As prestações pecuniárias depositadas em Conta Bancária do Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Belém pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, por meio da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.

Os convênios e parcerias celebrados com instituições públicas e privadas com o objetivo de repasses de dinheiro para cumprimento das incumbências legais e regulamentares do Conselho da Comunidade.

As doações de bens e dinheiro pelos colaboradores do projeto no BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A. (BANPARÁ) - Agência 026 Palácio - Conta Corrente nº 3021246.

10. O ESPAÇO GEOGRÁFICO DO PROJETO:

A REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

A Região Metropolitana de Belém foi instituída pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará, abrangendo a Capital Paraense (Belém), inclusive os Distritos de Icoaraci e Mosqueiro, os Municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará.

O projeto alcançará as unidades de encarceramento da Região Metropolitana de Belém – Delegacias de Polícia, Centrais de Triagens da SUSIPE e as Casas Penais, inclusive as que se encontram presos no Complexo Penitenciário de Americano, os quais preservam habitação ou são oriundos da Região Metropolitana de Belém.

Nenhum comentário: