EDITAL DE 1ª E 2ª CONVOCAÇÃO - ASSEMBLÉIA GERAL - CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE DO SISTEMA PENAL

Ficam convocados as Ilustríssimas e os Ilustríssimos Conselheiros da Comunidade de Belém, Titulares e Suplentes, para a Reunião Extraordinária de Assembléia Geral, que terá como pauta: 1. A apresentação de Propostas de Melhorias no Setor de Saúde do Sistema Penal para ser apresentado na Conferência Nacional do Sistema Penal em Brasília nos dias 10 a 13/04/2011 e; 2. A Aprovação do Projeto Amigos da Saúde, que ocorrerá no dia 08 de Abril de 2011 (sexta-feira), às 10h:00min, no auditório do Fórum Criminal de Belém, onde na ocasião poderão apresentar sugestões.
Ocorrerá 2ª convocação 10 (dez) minutos depois da 1ª convocação, para o caso de não se alcançar o quorum mínimo na 1ª convocação.
Publique-se.

Belém, Pa, 23 de Março de 2011.
Presidente do Conselho

Pastor Ailson de Oliveira Cartagenes

O CONSELHO É DA COMUNIDADE ...

As entidades públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém (Capital, Distritos de Icoaraci e Mosqueiro, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara) podem solicitar sua inclusão no Conselho da Comunidade pelo e-mail conselho.comunidade.belem@hotmail.com, informado: o nome da entidade, o endereço, o telefone e o nome do responsável, para apreciação e aprovação pelos Conselheiros da Comunidade.

O QUE É O CONSELHO DA COMUNIDADE?

O Conselho da Comunidade é órgão integrante da execução penal formado por um grupo de pessoas das diversas entidades públicas e privadas empenhadas a garantir aos presos provisórios e condenados os direitos fundamentais estabelecidos nas normas nacionais e internacionais.

O CONSELHO DA COMUNIDADE TRABALHA:

No PROGRAMA CONSELHO PARTICIPATIVO para ter voz ativa nos eventos políticos que tratam de políticas de segurança pública e penitenciário, objetivando o maior investimento na dignidade dos presos e na inclusão social dos presos, egressos e familiares.

No PROGRAMA CONSELHO VAI À ESCOLA para prevenir a juventude das consequências negativas do consumo das drogas e da prática de crimes, para que tenham uma consciência crítica sobre estes temas.

No PROGRAMA CONSELHO VAI AO CÁRCERE para inspecionar e fiscalizar as cadeias públicas e casas penais, com o objetivo de identificar eventuais irregularidades, para propor às Autoridades públicas competentes medidas que eliminem as violações dos direitos dos presos e responsabilizando os violadores de seus direitos.

No PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL DE PRESOS, EGRESSOS E FAMILIARES para firmar parcerias com as instituições públicas e privadas (PORTAL DE OPORTUNIDES) para que forneçam documentação, cursos de qualificação profissional, postos de trabalho e renda e outras ações que os favoreçam.

No PROGRAMA CONSELHO PUBLICIDADE PLENA para divulgar amplamente as ações do Conselho da Comunidade em favor da inclusão social dos presos, egressos e familiares, para servir de canal aberto entre a sociedade civil e os Poderes Públicos.

No PROJETO CASA DO EGRESSO para planejar e executar todas os programas mencionados em um espaço geográfico estruturado dirigido pelo Conselho da Comunidade.


A AGENDA 2010 DO CONSELHO:

VISITAS CARCERÁRIAS 2010 - PROGRAMA CONSELHO VAI AO CÁRCERE 2010:



Dia 29.01.2010, às 09:00h - Sexta-feira - 8ª inspeção carcerária - 4ª SECCIONAL URBANA DA CREMAÇÃO. REALIZADA



Dia 12.02.2010, às 09:00h - Sexta-feira - 9ª inspeção carcerária – CENTRO DE RECUPERAÇÃO FEMININO (CRF)
. REALIZADA.

Dia 26.02.2010, às 09:00h -Sexta-feira - 10ª inspeção carcerária - 5ª SECCIONAL URBANA DA MARAMBAIA. REALIZADA.

SUSPENSA - Dia 12.03.2010, às 09:00h - Sexta-feira - 11ª inspeção carcerária - COLÔNIA AGRÍCOLA HELENO FRAGOSO – CAHF (REGIME-SEMI ABERTO)

SUSPENSA - Dia 26.03.2010, às 09:00h - Sexta-feira -12ª inspeção carcerária - DELEGACIA DO ATALAIA

SUSPENSA - Dia 09.04.2010, às 09:00h - Sexta-feira - 13ª inspeção carcerária - CENTRO DE RECUPERAÇÃO AMERICANO I – CRA I (REGIME FECHADO)

SUSPENSA - Dia 23.04.2010, às 09:00h- Sexta-feira - 14ª inspeção carcerária - DELEGACIA DO BENGUÍ

SUSPENSA - Dia 06.05.2010, às 09:00h - Quinta-feira - 15ª inspeção carcerária - CENTRO DE RECUPERAÇÃO AMERICANO II – CRA II (REGIME FECHADO)


SUSPENSA - Dia 21.05.2010 - às 09:00h - Sexta-feira - 16ª inspeção carcerária - DELEGACIA DA CABANAGEM

SUSPENSA - Dia 03.06.2010- às 09:00h - Quinta-feira - 17ª inspeção carcerária - CENTRO DE RECUPERAÇÃO AMERICANO III – CRA III (REGIME FECHADO)

SUSPENSOS - Local de encontro sempre no auditório 5 do Templo Central da Assembléia de Deus de Belém, na Tv. 14 de março, c a Av. Gov. José Malcher. Estacionamento amplo.



DIA DE PAPO CABEÇA - CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CRIME E ÀS DROGAS - PROGRAMA CONSELHO VAI À ESCOLA:



SUSPENSO - Dia 12.02.2010 (sexta-feira), contato com o Diretor da E.E.E.M Paes de Carvalho, para planejamento do evento DIA DE PAPO CABEÇA na escola.

SUSPENSO - Dia 17.03.2010, quarta-feira, DIA DE PAPO CABEÇA, nos três turnos, na E.E.E.M Paes de Carvalho, Praça à Bandeira, Cidade Velha, Belém, Pa.

SUSPENSO - Dia 14.04.2010, quarta-feira, DIA DE PAPO CABEÇA, nos três turnos, na E.E.E.M Ulysses Guimarães, Av. Gov. José Malcher, Nazaré, Belém, Pa.

SUSPENSO - Dia 19.05.2010, quarta-feira, DIA DE PAPO CABEÇA, nos três turnos, na E.E.E.M Deodoro de Mendonça, na Av. Gov. José Malcher, Nazaré, Belém, Pa.

SUSPENSO - Haverá agendamentos em outras escolas. Solice ao e-mail do Conselho.

ASSEMBLÉIAS GERAIS DE 2010:



Dia 05 de fevereiro de 2010 (Sexta-feira) - Assembléia Geral de 1a Convocação, a partir das 09:00h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, no Laigo da Trindade. REALIZADA.

Dia 05 de Março de 2010 (Sexta-feira) - Assembléia Geral de 2a Convocação, a partir das 09:00h, na Sala do Conselho da Comunidade no Forum Criminal de Belém. REALIZADA.

Dia 07.05.2010 (Sexta-Feira) - às 09:00h - Assembléia Geral de 1ª Convocação, a partir das 09:00h, na Sala do Conselho da Comunidade do Fórum Criminal de Belém. PAUTA: (1) Antecipação da eleição dos órgãos de governo do Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Belém (2) Cronograma Eleitoral; e (3) Debate e aprovação do Código Eleitoral do Conselho da Comunidade.

JORNADAS DE TRABALHO DE 2010:

Dia 05 de fevereiro de 2010 (Sexta-feira) - VII JORNADA DE TRABALHO - TEMA: CONSELHO PUBLICIDADE PLENA, a partir das 09:00h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, no Laigo da Trindade.

SUSPENSA - Dia 02 de abril de 2010 (Sexta-feira) - VIII JORNADA DE TRABALHO TEMA: ADVOGADO AMIGO DO CONSELHO, a partir das 09:00h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, no Laigo da Trindade.

Dia 04 de junho de 2010 (Sexta-feira) - IX JORNADA DE TRABALHO TEMA: CÓDIGO ELEITORAL E CRONOGRAMA ELEITORAL DO CONSELHO, a partir das 09:00h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, no Laigo da Trindade.



PROJETOS DO CONSELHO DA COMUNIDADE

PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL DE PRESOS, EGRESSOS E FAMILIARES – OBJETIVA A RESSOCIALIZAÇÃO - APROVADO E EM EXECUÇÃO.

PROJETO CONSELHO VAI AO CÁRCERE – OBJETIVA FISCALIZAR AS CASAS PENAIS E APRESENTAR SOLUÇÕES – APROVADO E EM EXECUÇÃO.

PROGRAMA CONSELHO VAI À ESCOLA – OBJETIVA DIVULGAR E CONCIENTIZAR OS JOVENS SOBRE O PROBLEMA DA CRIMINALIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS – APROVADO E EM EXECUÇÃO.

PROGRAMA CONSELHO PARTICIPATIVO – OBJETIVA INFLUIR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS - EM DEBATE PELO CONSELHO.

PROGRAMA PUBLICIDADE TOTAL – OBJETIVA DIVULGAR AMPLAMENTE O CONSELHO DA COMUNIDADE - EM FASE DE ELABORAÇÃO.

PROGRAMA ADVOGADO AMIGO DO CONSELHO - OBJETIVA A COLABORAÇÃO DO ADVOGADO NA ACELERAÇÃO DOS PROCESSOS CRIMNAIS PARA REDUÇÃO DA SUPERLOTAÇÃO - EM FASE DE ELABORAÇÃO.

PROJETO CASA DO EGRESSO - OBJETIVA A FUNDAÇÃO DE UM ESPAÇO FÍSICO ESTRUTURADO PARA O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS DO CONSELHO DA COMUNIDADE - EM FASE DE DEBATE.


ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS:

Envie suas correspondências para Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Belém: Rua 15 de Novembro, n. 226, Edifício Francisco Chamié, 9o andar, Sala 910, bairro Campina, Belém, Pará, CEP: 66.013-060, fone (091) 3212-3544.

1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE ASSEMBLÉIA GERAL DO CONSELHO

ASSEMBLÉIA GERAL PARA O DIA 09/08/2010, ÀS 09:00H, NO AUDITÓRIO DO FÓRUM CRIMINAL DE BELÉM.
PAUTA:
- Mudança do nome para Conselho da Comunidade de Belém
- Inclusão de 2 novas entidades no Conselho
- Eleição de outros cargos de governo do Conselho
- Apresentação de proposta do Plano de Trabalho 2011
- Outros temas

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DO CONSELHEIRO DA COMUNIDADE

PARA EMISSÃO DE CARTEIRA FUNCIONAL DE CONSELHEIRO DA COMUNIDADE SERÁ PRECISO:

A) 2 FOTOS 3X4;
B) CÓPIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE;
C) CÓPIA DO CPF;
D) CÓPIA DO COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA;
E) CÓPIA DA PORTARIA DE NOMEAÇÃO DE CONSELHEIRO DA COMUNIDADE;

Deverão encaminhar estes documentos para a Rua 15 de Novembro, nº 226, Edifício Francisco Chamié, 9º andar, Sala 910, Campina, Belém, Pa, (próximo ao Ver-O-Peso), no horário de 09:00 às 14:00h, de segunda a sexta, fone (091) 3212-3544.

AILSON DE OLIVEIRA CARTAGENES
PRESIDENTE

PROGRAMA: CONSELHO VAI À ESCOLA APROVADO PELO CONSELHO DA COMUNIDADE.

O PROGRAMA CONSELHO VAI À ESCOLA - CAMPANHA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS E AO CRIME - DIA DE PAPO CABEÇA, APRESENTADO NA VI JORNADA DE TRABALHO DO CONSELHO DA COMUNIDADE, FOI APROVADO POR UNAMIMIDADE PELO CONSELHO DA COMUNIDADE NA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE ASSEMBLÉIA GERAL OCORRIDA NO DIA 06 DE NOVEMBRO DE 2009, NO FÓRUM CRIMINAL DE BELÉM.





JÁ FORAM CADASTRADOS PALESTRANTES, EX-DETENTOS E GRUPOS CULTURAIS (MÚSICA, COREOGRAFIA, TEATRO, ESPORTES, ETC.) PARA PARTICIPAREM DOS EVENTOS EDUCATIVOS NAS ESCOLAS. CONTINUAMOS ACEITANDO INSCRIÇÕES PELO E-MAIL: CONSELHO.COMUNIDADE.BELEM@HOTMAIL.COM

- No dia 12.02.2010 (sexta-feira), contato com a Diretoria da E.E.E.M. Paes de Carvalho, para a inauguração do PROGRAMA CONSELHO VAI À ESCOLA - CAMPANHA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS E AO CRIME - DIA DE PAPO CABEÇA.



Suspenço - No dia 17.03.2010 (quarta-feira), "DIA DE PAPO CABEÇA" na E.E.E.M. Paes de Carvalho, nos turnos da manhã, tarde e noite.



Suspenço - No dia 14.04.2010 (quarta-feira), "DIA DE PAPO CABEÇA", na E.E.E.M Ulysses Guimarães, nos turnos da manhã, tarde e noite.



Suspenso - No dia 19.05.2010 (quarta-feira), "DIA DE PAPO CABEÇA" na E.E.E.M Deodoro de Mendonça, nos turnos da manhã, tarde e noite.



Suspenso - Outras escolas serão contactadas.



II CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS...

Suspensa - A 2ª Campanha de Arrecadação de Livros para a Central de Triagem da Cremação - SUSIPE foi iniciada na VII JORNADA DE TRABALHO DO CONSELHO (05.02.2010). Os livros serão manuseados pelos detendos e servidores, os quais são úteis para a inclusão social.

Você que possui livros educativos poderá doá-los para esta nova biblioteca nos seguintes locais:

- Na Rua 15 de Novembro, nº 226, Ed. Francisco Chamié (em frente ao Banco do Brasil), 9o andar, Sala 910 (próximo ao Ver-O-Peso), Belém, Pa. Fone: (091) 3212-3544 - Sra. Solange (No horário Comercial).

- No SEFIS da Vara de Execução Penal no Fórum Criminal de Belém, Cidade-Velha, Belém-Pa. Com Sílvia Nádia.

Avisaremos com antecdência a data da solenidade de inauguração da biblioteca para que você seja convidado.

Participe com a inclusão social dos presos.



sábado, 7 de novembro de 2009

RELATÓRIO DE INSPEÇÃO CARCERÁRIA – RIC – 05/2009.

PROGRAMA CONSELHO VAI AO CÁRCERE
RELATÓRIO DE INSPEÇÃO CARCERÁRIA – RIC – 05/2009.
1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE PRISIONAL INSPECIONADA:
Nome da Unidade Prisional: DELEGACIA DO TELÉGRAFO
SUPERVISOR: DELEGADO ALDENOR LEANDRO CASTRO VILLAR
Endereço: Rua Corenol Luiz Bentes, s/n°. Bairro: Telégrafo. Belém-PA. CEP: 66.103-080
E-Mail:
telegrafo@policiacivil.pa.gov.br
Telefones: (91) 3244-8668
Cidade: BELÉM
Capacidade para (não informado) internos
Lotação atual: (não informado) internos
Entrevistado: Se recusaram responder ao questionário de perguntas.
Trata-se de uma delegacia de polícia com suas dependências cedidas para a FUNCAP

2. CONDIÇÕES ADMINISTRATIVAS:
(não informado) Diretor
(não informado) Vice-Diretor
(não informado) Delegados de Polícia
(não informado) Policiais civis e militares
(não informado) Agentes prisionais
(não informado) Agentes Administrativos
(não informado) Agentes de Portaria
(não informado) Motoristas
(não informado) Pedagogos
(não informado) Psicólogo
(não informado) Assistentes sociais
(não informado) Médicos
(não informado) Odontólogos
(não informado) Enfermeiros
(não informado) Serviço de Limpeza
(não informado) Escoltas
(não informado) Estagiários
(não informado) Total

3. CONDIÇÕES ARQUITETÔNICAS:
(não informado) Diretoria
(não informado) Secretaria
(não informado) Alojamento
(não informado) Parlatório
(não informado) Ambulatório
(não informado) Capela
(não informado) Sala de aulas
(não informado) Biblioteca
(não informado) Brinquedoteca
(não informado) Oficina de trabalho
(não informado) Local para banho de sol
(não informado) Quadra Esportiva
(não informado) Local para visita íntima
(não informado) Revista
(não informado) Cantina
(não informado) Pavilhão de celas
(não informado) Cela
(não informado) Guarita
OBS: A Delegacia do Telégrafo funciona apenas para Boletins de Ocorrência, pois as suas dependências foram cedidas para a FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, para fins de internação de jovens infratores.

4. CONDIÇÕES DE CUMPRIMENTO DA PENA:
(não informado) Existe local adequado para guarda de documentos dos internos?
(não informado) Os internos sem advogado particular recebem assistência jurídica da Defensoria ou DACOL?
(não informado) Quantas vezes por semana os internos recebem consultas médicas?
(não informado) Quantas vezes por semana os detentos recebem consultas odontológicas?
(não informado) Quantas vezes por semana os detentos recebem consultas psicológicas?
(não informado) O assistente social orienta a família do preso sobre auxílio-reclusão e outros?
(não informado) As celas possuem vaso sanitário e chuveiro?
(não informado) Há banho de sol para os internos?
(não informado) Há cursos para conclusão do ensino médio?
(não informado) Há cursos profissionalizantes?
(não informado) Há atividades laborativas?
(não informado) Há reuniões religiosas?
(não informado) Há atividades esportivas?
(não informado) A alimentação é regular: Quantas vezes ao dia?
(não informado) Nas celas possuem colchonetes? Não nos foi permitido o acesso ao local de detenção dos internos para verificar as condições de repouso dos internos.
(não informado) Onde ficam as roupas dos presos?
(não informado) Quais os dias de visita dos familiares e amigos?
(não informado) Há local adequado para visita íntima?
(não informado) Há local adequado para os pais ficarem com seus filhos menores?
(não informado) As celas são devidamente iluminadas? Não nos foi permitido o acesso ao local de detenção dos internos para verificar as condições de iluminação.
(não informado) As celas são devidamente limpas? Não nos foi permitido o acesso ao local de detenção dos internos para verificar as condições de higiene.
(não informado) Os internos infectados são removidos para local adequado? Não nos foi permitido o acesso ao local de detenção dos internos para verificar as condições de saúde dos internos.
(não informado) Os internos recebem medicamentos?
(não informado) As internas amamentam?

5. OUTRAS INFORMAÇÕES:
(SIM) A Unidade de Internação é para internos:
(não informado) Provisórios (não informado) Sentenciados (não informado) Ambos.
(não informado) A Casa Penal é para internos:
(não informado) Masculino (não informado) Feminino (não informado) Ambos.
(não informado) Existem presos estrangeiros?
(não informado) Existe projeto social executado pela Casa Penal?
(não informado) Existe detento com deficiência física? Não nos foi permitido o acesso ao local de detenção dos internos para verificar as condições de saúde dos internos.
(não informado) Já ocorreram tentativas de fuga neste ano?
(SIM) Houve violações das prerrogativas do Conselho? A Dra. ÂNGELA COSTA, Gerente da Unidade, determinou aos funcionários da unidade de internação que não nos permitissem o acesso nos locais de internação, sob a alegação de “resguardar os direitos dos internos”.
(NÃO) A imprensa acompanhou a visita carcerária?
(NÃO) A OAB-PA apoiou a visita carcerária?
(SIM) O SESC forneceu uma viatura para transportar os Conselheiros até a unidade de internamento?
(SIM) A SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL – SBB apoiou a visita carcerária? A SBB, que é instituição integrante do Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Belém, doou 100 (cem) bíblias para serem entregues para os internos desta unidade de internação; todavia a Dra. ÂNGELA COSTA, Gerente da Unidade, proibiu que as Bíblias fossem entregues para os internos. Os internos deixarem, portanto, de receber a PALAVRA DE DEUS, eficaz para a ressocialização, porque ensina princípios morais para o bom viver social. Esta atitude é repudiável, já que o Conselho da Comunidade e a Sociedade Bíblica do Brasil trabalham em favor da ressocialização dos internos.
(NÃO) Foram feitos registros de imagens? Ainda que nos fosse permitido o acesso aos locais de internação não registraríamos imagens, por se tratar de adolescentes. Contudo registramos apenas a frente da Delegacia do Telégrafo para provar que estivemos no local.
6. IRREGULARIDADES OBSERVADAS:
À luz da legislação em vigor, entendemos que os seguintes direitos dos presos estão sendo violados:
Não foi possível verificar eventuais irregularidades nos locais de internamento, bem como distribuir as BÍBLIAS para os internos, porque Dra. ÂNGELA COSTA, Gerente da Unidade, determinou, por telefone, aos funcionários da unidade de internação que não nos permitissem o acesso nos locais de internação, sob a alegação de “resguardar os direitos dos internos”, vindo a comprometer o trabalho deste Conselho da Comunidade. Na ocasião os Conselheiros presentes deliberaram encaminhar para a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Pará uma representação fundamentada, repudiando a atitude Dra. ÂNGELA COSTA, Gerente da Unidade, e requerendo providências no sentido de determinar a Direção da Fundação da Criança e do Adolescente que não obste o trabalho do Conselho, quanto ao acesso livre nos locais de internação da Região Metropolitana de Belém.

7. SUGESTÕES PARA ELIMINAR OU REDUZIR AS IRREGULARIDADES:

À luz da legislação em vigor, sugerimos:

01 – Ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, dentro de sua competência, que determine ao Diretor Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente – FUNCAP, que não obste os trabalhos de inspeção de locais de internação de seres humanos e distribuição de Bíblias, para que o Conselho verifica as condições de internação, se as garantias da dignidade dos internos estão sendo respeitadas pelas autoridades e servidores.

02 – À Corregedora de Justiça da Região Metropolitana de Belém do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, dentro de sua competência, que determine ao Diretor Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente – FUNCAP, que não obste os trabalhos de inspeção de locais de internação de seres humanos e distribuição de Bíblias, para que o Conselho verifica as condições de internação, se as garantias da dignidade dos internos estão sendo respeitadas pelas autoridades e servidores.

03 – Ao Juiz de Direito da Vara da Infância de Juventude de Belém, dentro de sua competência, que determine ao Diretor Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente – FUNCAP, que não obste os trabalhos de inspeção de locais de internação de seres humanos e distribuição de Bíblias, para que o Conselho verifica as condições de internação, se as garantias da dignidade dos internos estão sendo respeitadas pelas autoridades e servidores.

04 – Ao Diretor Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente – FUNCAP, que não obste os trabalhos de inspeção de locais de internação de seres humanos e distribuição de Bíblias, para que o Conselho verifica as condições de internação, se as garantias da dignidade dos internos estão sendo respeitadas pelas autoridades e servidores.

Este RELATÓRIO será remetido à(o):
1 – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará – TJ/PA;
2 – Corregedora da Região Metropolitana de Belém do Tribunal de Justiça do Estado do Pará – TJ/PA;
3 – Juiz da Vara da Infância e Juventude de Belém;
4 – Ministério Público do Estado do Pará;
5 – Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará;
6 – Conselho de Direitos Humanos do Estado do Pará;
7 – Estará disponibilizado no blog do Conselho:
http://conselhocomunidadebelem.bogspot.com/ para conhecimento público.

FAZ PARTE INTEGRANTE DESTE RELATÓRIO A LISTA DE ASSINATURAS DE CONSELHEIROS

CONSELHEIROS PRESENTES NA VISITA CARCERÁRIA:
01 – José Otávio Nunes Monteiro – Representante da OAB-PA
02 - Domingos da Trindade Ferreira dos Santos - Representante da Federação Pró-Cidadania de Icoaraci

COLABORADORES DA VISITA CARCERÁRIA:
01 – Ricardo Costa - SESC


Belém, Pa, 12 de Setembro de 2009.

José Otávio Nunes Monteiro
Presidente

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